BREVE HISTORIAL

A Fundação António Aleixo foi criada a 25 de Maio de 1995. Trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, com objectivos de carácter social, cultural, artístico e científico. Desenvolve actividades de intervenção, através do combate aos problemas da comunidade.

Foi idealizada por 44 Fundadores (individualidades, empresas e entidades ligadas ao concelho) e constituída por escritura pública em 25 de Maio de 1995, com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do concelho de Loulé. Para tal, regista uma série de actividades, destacando-se os projectos de acção social destinados à infância, juventude e terceira idade, as iniciativas de carácter cultural, as actividades editoriais, formativas e de animação e a concessão de bolsas de estudo a estudantes economicamente carenciados.

centro
Informações Relevantes
antonioaleixo
ANTÓNIO ALEIXO
Saber mais
fundacao-imagens_0000_layer-2
ESTATUTO DO MECENATO
Saber Mais
fundacao-imagens_0002_background
DOCUMENTOS OFICIAIS
Saber Mais

VISÃO

Vida activa com qualidade para os cidadãos, numa sociedade inclusiva.

MISSÃO

Promover, de forma sustentada, a autonomia, as condições de bem-estar e a satisfação de necessidades básicas e específicas, combater a exclusão, apoiar nas actividades instrumentais da vida quotidiana e actividades sócio-recreativas, proteger os utentes, o património da instituição e garantir a excelência na prestação de serviços.

– Respeito pela dignidade e direitos dos cidadãos;
– Qualidade;
– Ética, integridade e transparência;
– Solidariedade;
– Responsabilidade;
– Dedicação;
– Motivação;
– Trabalho de equipa;
– Inovação;
– Competência.

– Contribuir para a redução das desigualdades sociais;
– Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
– Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
– Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos utentes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
– Apoiar crianças e jovens;
– Apoiar a integração social e comunitária;
– Conceder bolsas de estudo;
– Desenvolvimento de projectos de investigação e estudos de carácter histórico sobre a figura de António Aleixo e sua obra.

POPULAÇÃO ALVO

População, economicamente carenciada, residente no Concelho de Loulé.

POLÍTICA DE QUALIDADE

– Satisfação dos Clientes;
– Competência, motivação, inovação e empenho dos colaboradores;
– Ética;
– Compreender a individualidade e personalidade de cada cliente;
– Parcerias.

ESTATUTO DO MECENATO

Ao efectuar um donativo à Fundação António Aleixo, sabe que está a apoiar o trabalho social e comunitário da instituição. O que pode não saber é que pode, também, vir a beneficiar desta iniciativa.

Conforme o estabelecido no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 164/91, de 7 de Maio, e ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 74/99, de 16 de Março, reconhece-se à Fundação António Aleixo, a sua relevante actuação na área social e o direito aos benefícios fiscais previstos na alínea b) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Mecenato. Assim, as entidades que apoiarem a instituição poderão beneficiar do Estatuto do Mecenato nos termos da lei.