BREVE HISTORIAL

A Fundação António Aleixo foi criada a 25 de Maio de 1995. Trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, com objectivos de carácter social, cultural, artístico e científico. Desenvolve actividades de intervenção, através do combate aos problemas da comunidade.

Foi idealizada por 44 Fundadores (individualidades, empresas e entidades ligadas ao concelho) e constituída por escritura pública em 25 de Maio de 1995, com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do concelho de Loulé. Para tal, regista uma série de actividades, destacando-se os projectos de acção social destinados à infância, juventude e terceira idade, as iniciativas de carácter cultural, as actividades editoriais, formativas e de animação e a concessão de bolsas de estudo a estudantes economicamente carenciados.

Informações Relevantes
ANTÓNIO ALEIXO
Saber mais
ESTATUTO DO MECENATO
Saber Mais
DOCUMENTOS OFICIAIS
Saber Mais

VISÃO

Vida activa com qualidade para os cidadãos, numa sociedade inclusiva.

MISSÃO

Promover, de forma sustentada, a autonomia, as condições de bem-estar e a satisfação de necessidades básicas e específicas, combater a exclusão, apoiar nas actividades instrumentais da vida quotidiana e actividades sócio-recreativas, proteger os utentes, o património da instituição e garantir a excelência na prestação de serviços.

– Respeito pela dignidade e direitos dos cidadãos;
– Qualidade;
– Ética, integridade e transparência;
– Solidariedade;
– Responsabilidade;
– Dedicação;
– Motivação;
– Trabalho de equipa;
– Inovação;
– Competência.

– Contribuir para a redução das desigualdades sociais;
– Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
– Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
– Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos utentes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
– Apoiar crianças e jovens;
– Apoiar a integração social e comunitária;
– Conceder bolsas de estudo;
– Desenvolvimento de projectos de investigação e estudos de carácter histórico sobre a figura de António Aleixo e sua obra.

POPULAÇÃO ALVO

População, economicamente carenciada, residente no Concelho de Loulé.

POLÍTICA DE QUALIDADE

– Satisfação dos Clientes;
– Competência, motivação, inovação e empenho dos colaboradores;
– Ética;
– Compreender a individualidade e personalidade de cada cliente;
– Parcerias.

ESTATUTO DO MECENATO

Ao efectuar um donativo à Fundação António Aleixo, sabe que está a apoiar o trabalho social e comunitário da instituição. O que pode não saber é que pode, também, vir a beneficiar desta iniciativa.

Conforme o estabelecido no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 164/91, de 7 de Maio, e ao abrigo do disposto no n.º 3 do artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 74/99, de 16 de Março, reconhece-se à Fundação António Aleixo, a sua relevante actuação na área social e o direito aos benefícios fiscais previstos na alínea b) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Mecenato. Assim, as entidades que apoiarem a instituição poderão beneficiar do Estatuto do Mecenato nos termos da lei.