Cantina Social do Centro Comunitário António Aleixo constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar (PEA), que pressupõe a confeção e disponibilização de refeições, para o consumo no domicílio, desde que devidamente embaladas e acondicionadas.

A Cantina Social assegura aos utentes o fornecimento de uma refeição diária constituída por uma dose de sopa, um prato principal e uma peça de fruta.

Os serviços da Cantina Social estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30, e aos sábados e domingos, das 11h50 às 12h50.

São beneficiários da Cantina Social os agregados familiares com comprovada carência socioeconómica. A determinação do grau de carência referido no número anterior é da estrita competência da equipa técnica da instituição, em conformidade com os seguintes critérios:
a) Situações já sob apoio social, desde que o apoio atribuído não seja do âmbito alimentar;
b) Situações recentes de desemprego múltiplo e com despesas fixas com filhos;
c) Famílias/indivíduos, com baixos salários e encargos habitacionais fixos;
d) Famílias/indivíduos, com reformas/pensões ou outro tipo de subsídios sociais baixos;
e) Famílias monoparentais, com salários reduzidos, encargos habitacionais fixos e despesas fixas com filhos;
f) Situações de emergência temporária, tais como incêndio, despejo ou doença entre outras.

Não podem ser beneficiários os candidatos apoiados por outras instituições/ serviços da comunidade ao nível de apoio alimentar.

A candidatura é apresentada no serviço de Apoio Social da instituição, devendo os candidatos deslocarem-se à receção do Centro Comunitário António Aleixo para agendarem o atendimento com um membro equipa técnica e informar-se dos documentos necessários à candidatura.

servicos-sociais