O CORPO HUMANO E OS 5 SENTIDOS

O corpo humano é constituído por diferentes órgãos e sistemas que, juntos, desempenham diversas funções essenciais para a sobrevivência do ser humano. Também possuímos cinco sentidos muito conhecidos: Visão, Audição, Paladar, Olfato e Tato. São eles que nos permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma perceção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.

1. Canção “Eu mexo um dedo”

Música da Carochinha.
Em família, assistam à canção.

2. A Magia do Espelho

Deixe a sua criança explorar, livremente, a sua imagem em frente ao espelho.

3. Explorar as diferentes partes do corpo

Uma atividade que se pode fazer com o auxílio de um boneco ou mesmo o adulto pode explorar com a criança as diferentes partes constituintes do seu corpo. O adulto pergunta à criança onde está o seu nariz ou o nariz do boneco ou mesmo o nariz do adulto, levando-o a apontar. E desta forma leva a criança a explorar várias partes do corpo.

Ao apontar para as diferentes partes do corpo o adulto vai verbalizando com a criança levando-a a repetir.

4. Jogos Sensoriais

Vamos oferecer à criança diferentes tipos de frutas (banana, maçã, kiwi, morango, laranja ou outras frutas), com diferentes texturas, sabores e cheiros para que esta possa explorar através dos seus sentidos (visão, tato, olfato e paladar).

5. Sentir as texturas com as mãos

No recipiente, coloque alimentos, frutas ou cascas (por exemplo: tomates, uvas, cascas de cebola) e deixe a criança explorar as diferentes texturas dos alimentos, pisando-os.

6. Sentir as texturas com os pés

No recipiente, coloque alimentos, frutas ou cascas (por exemplo: tomates, uvas, cascas de cebola) e deixe a criança explorar as diferentes texturas dos alimentos, pisando-os.

7. Sentir os diferentes aromas

Ofereça à criança diferentes aromas para que possa cheirar, tais como: café, coco ralado, chocolate, água-de-colónia, sumo natural de laranja, flores, entre outros.

8. O som

Deixe a criança explorar livremente instrumentos musicais ou, caso não tenha, construa umas maracas com materiais reciclados.

Material:

  • Garrafinhas de plástico (iogurte ou água);
  • Arroz, grão, etc.;
  • Balão.

Coloque o arroz/grão dentro da garrafinha. Tape com o balão e prenda com um elástico.

9. Lupas coloridas

Ajude a sua criança e desenhe duas formas iguais de lupa num cartão/cartolina e recorte. Ao centro das lupas desenhe dois círculos e recorte, nesse círculo cole papel celofane de uma cor à escolha e junte as duas partes da lupa colando-as.

Material:

  • Cartão ou cartolina;
  • Lápis;
  • Tesoura;
  • Papel celofane de cor;
  • Cola.

Coloque o arroz/grão dentro da garrafinha. Tape com o balão e prenda com um elástico.

Descrição da Atividade:
Com estas lupas a criança pode explorar o mundo que a rodeia através de diferentes cores.

©2020 Fundação António Aleixo por Super8

 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?