AS PROFISSÕES

“A verdadeira profissão do homem é encontrar o caminho para si mesmo” (Hermann Hesse).
Esta semana vamos despertar a curiosidade das nossas crianças para o mundo das profissões. Desta forma dar-se-á a conhecer a realidade de Hoje e de Amanhã.
Através das expressões, dos sons, dos gestos, das imagens e dos grafismos, vamos entrar no seu mundo faz de conta, levando cada um a imaginar o que Amanhã Sonha Ser!

1. Canção: “Profissões”.

Assistam ao vídeo, dancem e brinquem com as profissões.

2. História: “O que eu quero ser”

Assistam ao vídeo.

3. Brincar com as Profissões

Jogo Faz de Conta: Através das imagens abaixo representadas, a criança com a ajuda do adulto imprime, recorta, cola em cartão para ficar mais resistente. Depois aplica um pau de espetada, ou um pau de médico, ou uma palhinha para segurar e manusear a imagem.

De seguida a criança em frente a um espelho vai explorar os acessórios, de modo, que ela se aperceba da diferença da sua imagem em diversas profissões e brinque ao que quer Ser!

Nota: O objetivo deste jogo, nesta idade é estimular a criatividade e imaginação no jogo simbólico.

Anexo da Atividade

4. Despertar para as Profissões

Jogo de Sons: Num local em silêncio coloque os sons abaixo indicados e observe as reações da criança aquando a sua audição. Repita e alterne os diferentes sons, usando um volume diferente, de modo a estimular o sentido auditivo e dar a conhecer sons alusivos à temática.

Sirene da Polícia

Sirene dos Bombeiros

Telefone de Secretária

Campainha da Escola (Professora)

5. Quem usa o quê?

Jogo de Grafismos: De acordo com as imagens seguintes a criança tem de fazer a correspondência/ligação entre a profissão e o seu elemento característico, através de um traço

Anexo da Atividade

6. Hoje sou criança… Amanhã talvez possa ser como Tu!

Jogo Fotográfico: Atendendo à profissão dos pais, o adulto escolhe um adereço representativo de cada uma e tira uma fotografia à sua criança com este adereço. Brinquem e divirtam-se!

7. Bip, bip quem vai a conduzir?

Vamos pintar os veículos correspondentes às profissões de bombeiro, médico, polícia e agricultor.

Material:

• Tinta;
  • Pincel;
  • Folha branca, cartolina ou cartão;
  • Canetas de feltro ou lápis de cor;
  • Material de desgaste que tenha em casa.