ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A Família e os Educadores em geral desempenham um papel fundamental na aprendizagem do “saber comer” para as crianças. Estas aprendem os hábitos alimentares através da observação dos adultos, ou seja, por imitação e também vivenciando a preparação e confeção dos alimentos.
Aliada a uma alimentação saudável deve existir sempre uma prática regular de atividade física. As crianças cada vez mais têm acesso a atividades sedentárias e infelizmente menos tempo ou estímulo para atividade física.
Para favorecer o crescimento saudável da criança é extremamente importante estimular a alimentação saudável em consonância com o exercício físico, desde tenra idade, “…de pequenino se torce o pepino…

1. Hora do Conto

Em família, assistam à história da Lagartinha Comilona. Divirtam-se!

2. Vamos construir a Lagartinha Comilona

Opção 1:
Recorta círculos em cartolina e, com a ajuda da criança, pinta de verde esses círculos e um círculo em vermelho. Cola-os uns aos outros e forma uma lagartinha. Pede ao adulto revistas/jornais velhos e rasga-os e amachuca-os. Cola os pedaços de papel nos moldes em anexo e cola em cima da lagarta. Puxe asas à tua imaginação e diverte-te!

Lagartinha Comilona

Opção 2:
Com tampinhas de plástico, construa a sua lagartinha reciclável. Faça um furo no meio de cada tampa, pelo menos 10 tampinhas. Depois faça enfiamentos, ou seja, passe uma linha, fio ou lã pelas tampas, nas pontas o adulto ajuda a fazer um nó. Escolhe um dos extremos para a cabeça e faça ou cole os olhinhos. Veja o exemplo a seguir.

3. Vamos fazer uma ementa saudável!

Em conjunto com o adulto, cria uma ementa semanal saudável e regista nos quadros em anexo.

Anexo da Atividade

4. Germinação do Feijão

Coloca alguns feijões num frasco envolvidos em algodão seco e põe o frasco ao sol, num local de boa temperatura (à janela por exemplo). Estes feijões têm de ter ar, luz e calor. Pede ajuda ao adulto e regista o que acontece durante 2 semanas. Após as duas semanas discutam os resultados obtidos e tirem uma conclusão sobre as necessidades do feijão para germinação. Enquanto preparas o feijão, ouve a música seguinte:

5. Vamos às Compras

Ajude a sua criança imaginando que vão às compras. Através de um folheto publicitário de supermercado, ou até mesmo outros materiais que tenham em casa, por exemplo de embalagens dos alimentos, a criança com o adulto irá construir uma Roda dos Alimentos. Não se esqueça de colar o bem mais essencial de todos: a Água!! Sejam criativos e tenham em conta o exemplo a seguir:

6. Canção: “Comer Fruta” de Sónia Araújo”

Aproveitem para dançar e divirtam-se com as frutas.

7. História: Adoro Fruta

Assista ao vídeo da história abaixo. Desfrutem!

8. Confeção de sopa de legumes

Ingredientes:

  • 1 L de água
  • 1 courgette
  • 2 batatas doces
  • 300g de cenoura ou abóbora
  • 200g de espinafres
  • 1 nabo pequeno
  • 10 ml de azeite

Confeção:
Colocar a água numa panela. Assim que a água estiver a ferver, adicione todos os legumes, partidos em pedaços, e deixe-os cozer completamente. Com a varinha mágica triture tudo e no final adicione o azeite, mexendo bem com uma colher. Se necessário, acrescente mais um pouco de água no final. Bom apetite!

9. História: Adoro Legumes

Assista ao vídeo da história abaixo. Divirtam-se!

10. Grafismos

Realiza os grafismos em anexo.

Anexos das Atividades

11. Jogo da Memória

Imprima duas vezes a imagem abaixo com as frutas e entregue à criança para que esta as pinte. Após colorir, ajude a criança a recortar. Baralhe-as, dê alguns segundos à criança para que memorize e vire-as para baixo. Incentive a criança a encontrar as frutas!

Anexo da Atividade

©2020 Fundação António Aleixo por Super8

 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?