OS ANIMAIS

O termo animal refere-se a todos os seres vivos que sentem e se movem pelo seu próprio impulso, mas diferenciam-se dos seres humanos porque os seus sentidos (olfato, visão e audição) são superiores à dos seres humanos, no entanto, diferenciam-se pela sua incapacidade de raciocinar e como consequência desta situação, têm um comportamento instintivo.

Podemos classificar os animais atendendo a vários fatores – pela sua estrutura (vertebrados e invertebrados), pelo tipo de alimentação (animais herbívoros, carnívoros ou onívoros) ou ainda pela sua reprodução (ovíparos ou vivíparos). No entanto, de um ponto de vista mais prático, existe outro tipo de classificação – Animais Selvagens (que não são possíveis de domar) e Animais Domésticos (são animais dóceis, de fácil adaptação e convivência com o ser humano).

1. História “A Formiga Horripilante”.

Em família, assistam ao vídeo com o conto da história e depois explorem-na com a criança.

2. Vamos cantar com os animais

Assistam aos vídeos das canções com o seu filho.

Dica: Observe qual a música que mais agrada ao seu filho e cante com ele.

3. Vamos classificar os animais (aéreos terrestres, aquáticos).

Dê ao seu filho vários animais em brinquedo ou imagens, peça-lhe para separá-los em três conjuntos, o conjunto dos que voam (aéreos), o conjunto dos que vivem e andam na terra (terrestres) e o conjunto dos que vivem na água (aquáticos).

Dica: Caso não tenha os brinquedos ou possibilidade de imprimir as imagens, pode fazer a atividade através de um dispositivo eletrónico (telemóvel, computador ou tablet). Mostre uma imagem de cada vez à criança e pergunte-lhe onde é que esse animal vive.

4. Vamos classificar os animais quanto ao tipo de revestimento do corpo: pelo, escamas, carapaça e penas.

Imprima as imagens dos animais abaixo e recorte. Ponha as imagens em cima de uma mesa e peça à criança para separá-las tendo em conta o tipo de revestimento do corpo dos animais, formando conjuntos.

Dica: Caso não tenha possibilidade de imprimir as imagens, pode fazer a atividade através de um dispositivo eletrónico (telemóvel, tablet ou computador). Mostre uma imagem de cada vez à criança e pergunte-lhe qual o tipo de pele.

Desenhos dos Animais

5. Com os rolos do papel higiénico faço…

Escolha com o seu filho um ou mais animais selvagens para construírem com os rolos de papel higiénico. Pintem o rolo, de acordo com a cor do animal escolhido e depois de seco, decorem-no com as características do animal escolhido, através do desenho com colagens de diversos materiais.

Material:

  • Rolos de papel higiénico;
  • Cola;
  • Tintas;
  • Pincéis;
  • Material de desgaste que tenha em casa.

6. Vamos decorar os animais.

Escolhe um animal tendo em conta o revestimento do corpo: penas/pelo/escamas/carapaça, para decorar com colagens de vários materiais.

Material:

  • Cola;
  • Cartolinas;
  • Penas;
  • Revistas/jornais;
  • Tecidos;
  • Papel de alumínio;
  • Materiais de desgaste que tenham em casa.
Desenhos dos Animais

7. Jogo da Mímica.

Em parceria com o seu filho, ou em família, façam o jogo da mímica, ou seja, um dos jogadores imita um animal e os outros têm que adivinhar. O jogador que primeiro acertar será o próximo a fazer a mímica.

8. Descobre o intruso.

Observa a imagem e descobre qual o animal que não pertence ao grupo. Pinta todos menos o intruso.

Desenhos dos Animais

9. Grafismos.

Completa e pinta.

Desenhos dos Animais

10. Vamos contar os Animais.

Pinta, conta e regista o número de animais nos quadrados.

Desenhos dos Animais

11. Correspondências.

Elabora as seguintes correspondências e pinta.

Desenhos dos Animais

©2020 Fundação António Aleixo por Super8

 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?