O PROLE – Projeto de Intervenção Familiar e Parental de Loulé insere-se no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4G e tem como finalidade a promoção da inclusão social dos cidadãos socialmente vulneráveis, através de ações de intervenção familiar e parental a executar em parceria (parceiros autárquicos, sociais, culturais, educativos e desportivos), por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social no concelho de Loulé.

Este projeto, que teve início a 1 de Junho de 2020, irá permitir intervir em territórios do concelho de Loulé, especialmente afetados por situações críticas de pobreza, particularmente a infantil,  melhorando a situação sociofamiliar e económica de 350 agregados familiares que se encontram em situações de vulnerabilidade, através da concretização de ações/ atividades de mobilização, interação e capacitação, nomeadamente:

  • Atividades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais de crianças, jovens e adultos
  • Atividades lúdico pedagógicas para bebés e crianças
  • Ocupação de tempos livres de crianças e jovens
  • Promoção de competências parentais
  • Prevenção de comportamentos de risco
  • Promoção dos direitos das crianças e jovens

As 4 localidades prioritárias de intervenção são Loulé, Almancil, Boliqueime e Quarteira.

O projeto será concretizado através de 12 atividades:

Centro de Cidadania e Capacitação Familiar
Esta atividade visa contribuir para a autonomia progressiva das famílias com crianças e jovens em situação de empobrecimento e de exclusão social na resolução dos seus problemas, sendo um espaço que responda às necessidades e expetativas das famílias em situação de fragilidade social. Através do acompanhamento pessoal e personalizado de 350 famílias socioeconomicamente carenciadas (fracos recursos económicos, desestruturação familiar, gravidez na adolescência. etc) por uma equipa multidisciplinar e da mobilização de parcerias com competência na área da ação social, saúde e educação, pretende-se dar uma resposta integrada e específica às famílias promovendo principalmente os direitos das crianças.

Esclarecer
Esta atividade visa informar e reforçar competências das famílias e atores da comunidade escolar com intervenção na área da infância e juventude, promovendo a participação no percurso educativo de crianças e jovens. Espera-se que 100 famílias e atores da comunidade escolar sejam informados e esclarecidos sobre os direitos das crianças e jovens com vista à deteção de factos e situações que afetem os seus direitos e interesses.

Pais à Medida
Esta atividade tem como objetivo a promoção de competências pessoais e parentais através da frequência de sessões contínuas de educação parental com periodicidade quinzenal e duração quadrimestral. Espera-se que 60 famílias integrem programas de competências pessoais e parentais.

Caça Mitos
Esta atividade visa a promoção de competências sociais, pessoais e domésticas de 150 pais/ avós/outros cuidadores através da realização de ações de educação para a saúde, prevenção de comportamentos de risco, gestão doméstica e do orçamento familiar, culinária saudável e económica, reutilização de materiais, costura criativa e cidadania.

Define o teu risco
Esta atividade visa a realização de tertúlias de crianças e jovens para debate sobre temas como violência no namoro, bullying, prevenção de comportamentos de risco e educação para a saúde. Espera-se que 150 crianças/jovens sejam empoderados e tenham acesso a recursos que potenciem o seu projeto de vida.

All can
Esta atividade visa a realização de workshops de desenvolvimento pessoal: risoterapia, motivação e coaching, como alcançar sonhos, como melhorar a auto-estima, saber lidar com obstáculos, entre outros,  apoiando 150 jovens a exprimirem o que sentem e a serem compreendidos, trabalhando as emoções positivas que os ajudarão a adotar perspetivas otimistas perante os insucessos, a lidar com a frustração, a confiar nas suas capacidades e consequentemente melhor definir o seu projeto de vida.

Jovem Zen
Esta atividade visa a criação e dinamização de um grupo de reflexão de 20 jovens que se reunirão semanalmente ao longo do projeto para atividades de relaxamento como meditação, ioga, partilha de experiências e voluntariado. A prática milenar do ioga e da meditação, ao melhorar a habilidade de estarmos presentes e atentos e ao fortalecer o equilíbrio emocional, pode funcionar para jovens que cada vez estão mais envolvidos em problemas familiares, muitas atividades extracurriculares, uso muito frequente de aparelhos eletrónicos e muitas preocupações que provocam tristeza e, em casos mais extremos, depressão.

Move-te
Esta atividade visa a promoção de atividades de ocupação de tempos livres de crianças e jovens em situação de carência económica ou exclusão social, através do desporto e cultura. Serão promovidas aulas de hip hop, cordas, música, dança, teatro, e defesa pessoal para 90 crianças e jovens.

Campos de Férias
Esta atividade visa a ocupação saudável e ativa dos tempos livres das crianças. Os Campos de Férias com alojamento serão dirigidos a 75 crianças e jovens economicamente carenciados ou em risco de exclusão social, que de outra forma não teriam oportunidade de viver esta experiência. Visam satisfazer a necessidade de lazer e quebra de rotinas essenciais ao equilíbrio físico, psicológico e social sobretudo daqueles que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade.

Oficinas ABC
Esta atividade visa a criação de grupos de inclusão com dinamização semanal de atividades lúdico-pedagógicas para 64 crianças até aos 3 anos que não frequentem qualquer serviço de educação formal. Visa promover intervenções precoces em crianças, quebrando a transmissão intergeracional da pobreza e exclusão e detetando precocemente eventuais problemas.

Teatro de Marionetas
Esta atividade consistirá na criação e apresentação nos jardins de infância de todo o concelho de uma peça de teatro de marionetas que incidirá sobre a temática da prevenção de maus tratos na infância e sobre o preconceito e violência entre crianças e suas consequências. Visa promover intervenções precoces em crianças para quebrar a transmissão intergeracional da pobreza e exclusão, sensibilizando as crianças para estas problemáticas cada vez mais atuais.

SOS Família
Esta atividade visa o acompanhamento de proximidade a 75 famílias em situação de crise com vista ao desenvolvimento de competências biopsicossociais. Através da realização de visitas ao domicílio das famílias, potenciar-se-á o conhecimento do quotidiano das mesmas no seu ambiente de convivência familiar e comunitária, permitindo uma avaliação do seu potencial de mudança, o seu aconselhamento e orientação e consequentemente a melhoria da dinâmica familiar.

ATENDIMENTO: LOULÉ | ALMANCIL | QUARTEIRA | BOLIQUEIME
Tel: 289 425 174 | Telemóvel: 961 404 746 | Email: prole.faa@gmail.com | Avenida José da Costa Mealha nº14, 1º— 8125-501 Loulé

©2020 Fundação António Aleixo por Super8

 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?