Cerimónia de entrega dos prémios do 1.º Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo

No dia 25 de maio, às 18h00, assista à sessão online da cerimónia de entrega dos prémios do 1.º Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo.

A Fundação António Aleixo apadrinha o Concurso de Escrita Poeta António Aleixo. A Câmara Municipal de Loulé apoiou a publicação da coletânea desta primeira edição.

Esta é também a data em que a Fundação António Aleixo celebra os seus vinte e seis anos de existência.

O Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo é um percurso de obstáculos literários promotor da robustez imaginativa dos participantes. Ao longo de 10 etapas, cada uma, tendo por mote uma quadra do grande poeta popular algarvio, pretende dar aos concorrentes a ideia base para a construção de uma narrativa transformadora e relevante, com princípio, meio e fim.

Clara Andrade, a vencedora desta primeira edição, tem 58 anos, reside em Portimão, é bibliotecária de profissão e compôs a obra “E sobre tudo, as camélias, narrativa de ritmo intimista e poético”, abordando o sentimento ontológico do abismo, do eu, da relação com o outro, mas também a alegria e os regressos.

Ana Simão, a 2ª classificada, de 55 anos, residente em Santarém, escritora, criou a obra “A Búzia”, que apresenta numa escrita pontuada de diálogo, a velhice, as memórias e a imprecisa linha entre a sanidade e a loucura ou anormalidade, numa ação narrativa de linhas sinuosas e aliciantes.

Carlos Musga, 3.º classificado, de 65 anos, residente em Azeitão, reformado, propôs a obra final “Tudo boa gente”, história bem portuguesa feita com base em retratos de pessoas comuns (ou não) a partir de uma escrita bem-humorada e de pena solta, em que também se medita sobre a complexidade da vida e da sua fragilidade.

Os três primeiros classificados terão as suas obras publicadas numa coletânea intitulada «Camélias, Búzios e Gente», publicada pela editora OnYva, obra a apresentar no dia da cerimónia. O primeiro classificado recebe ainda um prémio de 1000 euros.

O concurso de escrita criativa resultou de um repto lançado por dois algarvios à Fundação António Aleixo: Analita Alves dos Santos, que dinamizou o clube de escrita criativa para Jovens da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, e David Roque, dinamizador do clube de escrita criativa da Biblioteca Municipal de Lagoa.

Partilhe esta Notícia!