A Fundação António Aleixo abraçou a causa da nova resposta social, Acolhimento Familiar – Famílias Aleixo, com protocolo desde novembro de 2022 e cujo objetivo é promover o acolhimento familiar, no distrito de Faro, de crianças dos 0 aos 6 anos, sendo responsável pela resposta no distrito de Faro.
A fase inicial da vida é extraordinariamente relevante para a arquitetura do cérebro em maturação, tendo impactos na saúde e no desenvolvimento físico e cognitivo, segurança emocional e apego, identidade cultural e pessoal e desenvolvimento de competência da criança.
“É na família que as crianças se transformam em pessoas com uma vida mental organizada, que aprendem a amar, porque têm a experiência de terem sido, um dia, sonhadas e amadas”.
Os efeitos nefastos da carência ou privação, poderão ser minimizadas quando é oferecida à criança uma figura de vinculação de substituição.
Contudo, em Portugal existem 6 347 crianças acolhidas e destas apenas 3,6% estão inseridas em famílias de acolhimento.
No que diz respeito à realidade da região do Algarve existem 308 crianças acolhidas e apenas 10 em familias de acolhimento.
A 2ª alteração da Lei de Proteção de Crianças e Jovens – Lei n.º 142/2015 de 8 de setembro, atualmente em Portugal deverá ser dada prevalência ao acolhimento familiar em detrimento do acolhimento residencial.
O Decreto Lei 139/2019, de 16 de setembro regulamenta o funcionamento da medida de promoção e proteção de Acolhimento Familiar.
Juntos podemos construir Futuros diferentes, pois o Acolhimento Familiar garante a integração de uma Criança/jovem em perigo numa Família que assegurará o seu bem-estar e segurança temporariamente. Faça parte da História de Vida destas Crianças. Contacte a Equipa Técnica Famílias Aleixo da Fundação António Aleixo e saiba como.
O acolhimento familiar de crianças e jovens é uma medida de caráter transitório, que consiste na atribuição da confiança da criança ou do jovem a uma pessoa singular ou a uma família, habilitadas para o efeito, visando proporcionar à criança ou jovem a integração em meio familiar estável que lhe garanta os cuidados adequados às suas necessidades e ao seu bem-estar, bem como a educação e o afeto necessários ao seu desenvolvimento integral.
A resposta Famílias Aleixo pretende contribuir para reverter o panorama nacional e criar condições para que todas as crianças que precisam de ser acolhidas o sejam em famílias.
QUEM PODE SER FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO?
a) Uma pessoa singular;
b) Duas pessoas casadas entre si ou que vivam em união de facto; *
c) Duas ou mais pessoas ligadas por laços de parentesco e que vivam em comunhão de mesa e habitação. *
* Um dos elementos da família é o responsável pelo acolhimento familiar
Para mais informações:
Email: familiasacolhimento@faaleixo.pt
Contacto telefónico – 962 987 306 – chamada para a rede móvel nacional