Atividades Sala 1 Ano – Primavera
PRIMAVERA
Chegou a Primavera! Uma das estações mais bonitas e coloridas do ano, cheia de cor, flores e animais. Neste momento, não podemos ir brincar ao jardim, nem cheirar as flores mas sempre podemos viajar na nossa imaginação.
Partilhamos divertidas sugestões de atividades convosco. Mãos à obra Famílias! Tirem fotos para mais tarde recordarmos estes momentos de partilha e convívio familiar.
1. Chegou a Primavera
Visualize o vídeo. Reconte em família. Divirta-se!
2. Música “Gosto de Flores”
Assista ao vídeo.
3. As Flores da Primavera
Incentive a sua criança a pintar as flores que enviamos abaixo, com tinta caseira. Como podem fazer a tinta caseira? Adicione todos os ingredientes num recipiente, exceto o corante alimentar, e misture muito bem até ficar com uma consistência homogénea. Divida em pequenos recipientes, com tampa, e em cada um deles, adicione uma cor diferente de corante alimentar. Misture bem e já está… tintas naturais que a criança pode explorar livremente e fazer lindas e coloridas pinturas, em caixas de cereais ou em folhas brancas e no fim, o adulto recorta em forma de flores. Para o centro da flor, o adulto pode colar algodão, cápsulas de café esmagadas ou tampas de garrafas. Papás, guardem as tintas para futuras atividades.
Ingredientes:
- 1 Chávena de sal
- 1 Chávena de farinha
- 1 Chávena de água
- Corante alimentar
4. Exploração Sensorial
Apresente à criança materiais com diferentes texturas para que possa explorar com as mãos e com os pés. Num tapete/manta ou dentro de uma caixa coloque os materiais acima descritos, ou outros que tenham em casa. As massas, o feijão e o grão, coloquem-nos em recipientes individuais, que depois poderão utilizar na atividade seguinte (Maracas). Deixe a criança explorar e brincar livremente com as diferentes texturas.Materiais a utilizar:
- Esponjas e esfregão da loiça
- Esponjas de banho
- Algodão
- Lã
- Plástico de bolinhas (que protege os produtos no transporte)
- Tampas das garrafas
- Palhinhas
- Caixas de ovos
- Jornais
- Revistas
- Massas
- Feijão
- Grão
5. Maracas
Em cada garrafa coloque um ou vários elementos abaixo sugeridos, tape e deixe a criança explorar livremente. Se utilizar os copos de iogurte ou de gelatina, tem que selar os dois com fita-cola ou papel autocolante.Materiais a utilizar:
- Garrafas de água ou iogurtes com tampa
- Copos de iogurte ou de gelatina (2)
- Arroz
- Grão
- Feijão
- Massas
- Outros materiais que tenham em casa
6. Animais da Primavera
Transforme rolos de papel higiénico em abelhas e joaninhas. Pinte a planta do pé e a mão da criança, com a cor do animal escolhido. Os olhos, as riscas, as bolinhas, as asas, as patas e o bico pode fazer com diferentes materiais.
Aproveite os animais para brincar, cantar e fazer pequenas dramatizações e no fim pode colocar um fio de lã ou de pesca e pendurar no teto da vossa casa, construindo assim um móbil.
7. Jogo do Garrafão
Construa um jogo utilizando materiais reciclados. Juntamente com a criança decore um garrafão de forma a transforma-lo num boneco divertido. Abra um orifício formando a boca e coloque alguns objetos, da lista abaixo apresentada, no interior do garrafão. De seguida peça à criança que faça o exercício de retirar os objetos. Repita o processo várias vezes e divirta-se.Materiais a utilizar:
- Garrafão de água
- Massas
- Tampas
- Botões grandes
- Molas
- Palhinhas
8. Jogo da Imitação
Realize mimicas e/ou sons interagindo com a criança, incentivando a mesma a imitar o adulto.
O adulto poderá imitar alguns animais da primavera – borboletas, abelhas, passarinhos, coelhos, sapos e lagartas – executando os sons e os movimentos de cada um.
9. Massagem Relaxante
Faça massagens ao seu bebé ao som de uma música relaxante de Primavera. Massaje o bebé, com a mão ou uma bola, da cabeça aos pés, ao som de uma música de relaxamento. O vídeo da música é o seguinte:
Faça Voluntariado na Fundação António Aleixo de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida, fomentar o bem-estar e a satisfação com a vida.
É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.