ROTINAS

“A sucessão de cada dia ou sessão tem um determinado ritmo existindo, deste modo, uma rotina que é educativa porque é intencionalmente planeada pelo educador e porque é conhecida pelas crianças que sabem o que podem fazer nos vários momentos e prever a sua sucessão, tendo a liberdade de propor modificações. Nem todos os dias são iguais, as propostas do educador ou das crianças podem modificar o quotidiano habitual.”

(Orientações Curriculares, pp. 40)

1. História “Dormir já? Nem pensar!” e “Onde meto o meu nariz?

Visualize os vídeos abaixo e divirta-se!

2. Elaboração de um mobile.

Através dos moldes em anexo, construa o seu mobile em conjunto com a sua criança. No molde da nuvem cole bocados de algodão nos dois lados. O molde das estrelas pinte com tinta amarela e, por fim, para o molde da lua amachuque folhas de jornal/revistas e cole posteriormente. Pinte a gosto. Com a ajuda da lã ou outro tipo de fio, pendure todos os elementos num cabide.

Moldes para Mobile
Mobile Berçário FAA

3. Pintar com o rolo da massa!

Coloque alguns elásticos ou fios de lã à volta do rolo da massa e passe-os pela tinta. Dê uma folha de papel à criança e entregue-lhe o rolo da massa. Deixe-a explorar.

rolo massa

4. Túnel de cadeiras.

Coloque algumas cadeiras em fila. Ponha um cobertor/lençol por cima e está pronto um túnel de cadeiras. Incentive a criança a passar por baixo do túnel. Repita o processo.

5. Canção: “Panda vai à Escola – Lavar as mãos!

6. Vamos empilhar blocos coloridos!!

Espalhe blocos coloridos num espaço acolchoado. Esses blocos podem ser de plástico, de espuma, ou feitos a partir de materiais recicláveis, como caixas de leite pintadas. Mostre à criança como empilhar os blocos e incentive-o a fazê-lo. Depois de formar uma torre, estimule para que ele a derrube. Esse momento será divertido e lúdico para a criança, que irá recomeçar, por conta própria, a refazer a torre.

©2020 Fundação António Aleixo por Super8

 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?