DIA DA MÃE

“A palavra mãe não é um substantivo, é um verbo. Mãe é cuidar, chorar, brincar, repreender, sorrir, ajudar, mudar, preocupar, irritar… MÃE É SABER AMAR. Esta semana vamos mimar as nossas mamãs e juntos desenvolver algumas das atividades que propomos. Mamã há só uma a minha e mais nenhuma!
A ti, super mamã, um FELIZ DIA, UMA FELIZ SEMANA!”

1. Adivinha o quanto eu Gosto de ti

Aceda ao vídeo abaixo e desfrutem em família desta história especial.

2. Jóia Rara

Utilizando macarrão e um fio (fita, cordão, cordel…) incentive a criança a realizar enfiamentos, formando um lindo colar. Podem pintar as massas com diferentes cores.

Dica: pode utilizar diferentes objetos, de diferentes tamanhos, formas e cores, realizando um padrão com dois ou três critérios pré-definidos (forma + tamanho ou tamanho + cor + forma…) e incentivando a criança a continuar o padrão (por ex: massa amarela – botão vermelho – massa azul ou massa azul grande – botão – massa amarela pequena…).

3. A minha Mãe é um Doce

4. O meu Coração para ti

Este é o primeiro passo para uma festa a dois no dia da mamã. O adulto (de preferência que não seja a mamã) deve preparar uma digitinta com as instruções abaixo apresentadas. Incentive a criança a explorar. Após a exploração da “tinta” mágica, aplique-a num coração grande, médio e pequeno em cartão (molde em anexo), formando um móbil. Se assim desejar, pode construir vários e decorar a casa! Este será o presente a oferecer à mamã.

Instruções da Digitinta:

  • 3 colheres de sopa de farinha;
  • 3 colheres de sopa de sal;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 9 colheres de sopa de água;

Como fazer:Misturar os ingredientes até obter uma pasta. Dividir por vários frascos. Adicionar em cada frasco corante alimentar ou guache. Incentive a criança a explorar a tinta mágica. Decalque os corações de cartão na mistura. Leve a pintura ao micro-ondas por 30 segundos. A magia aconteceu!

Após a exploração da “tinta” mágica, aplique-a nos corações grande e pequeno. No coração médio a criança desenhará a figura da mãe com recurso a canetas/lápis/lápis de cera, formando depois um móbil com os três corações. Se assim desejar, pode construir vários e decorar a casa! Este será o presente a oferecer à mamã.

Dica: Pode incentivar a criança a ordenar os corações por ordem decrescente e/ou crescente.

O Meu Coração

5. Fofinhos de Morango

Ingredientes:

  • 150g de flocos de aveia;
  • 100g de farinha de trigo;
  • 60 g de açúcar mascavado;
  • 100g de leite;
  • 30g de manteiga;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de pó royal;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 4 morangos cortados em bocadinhos;

Preparação:
Envolver os ingredientes secos, adicionar o ovo, a manteiga (amolecida) e o leite, envolver de maneira a criar uma massa homogénea e grossa. Adicionar com uma colher de pau os morangos cortados aos bocadinhos. Com duas colheres colocar porções num tabuleiro polvilhado com farinha. Coloca-se os scones no forno a 180graus durante 20 minutos.

6. Construo a minha Mamã

Orientada pelo adulto e utilizando objetos com diferentes formas geométricas, a criança desenha a figura humana através da composição destas. A criança pode ainda realizar o grafismo apresentado na moldura em anexo.

Dica: Em conjunto procurem objetos com as formas: triângulo, circulo, quadrado, retângulo (frutas, caixas, latas, molduras, almofadas, taparueres, espátula de sobremesa…). O adulto pode fazer uma caça às formas pela casa e incentivar a criança a enumerar as formas encontradas.

A Minha Mamã

7. A minha Mãe é…

O adulto incentiva a criança a descrever a mãe. Juntos escolhem alguns adjetivos. O adulto escreve alguns dos adjetivos numa folha em letras de forma, maiúsculas (exemplo: BONITA, ALEGRE, ALTA…) e orienta a criança a copiar por baixo as palavras.

Dica: a criança pode também procurar as letras que compõem essas mesmas palavras em revistas/jornais. De seguida poderá recortá-las reconstruindo os adjetivos.

8. Lanchinho com a Mamã

Bem juntinhos, desfrutem do lanchinho anteriormente preparado. Este é o momento para oferecerem às mamãs o presente “O meu coração para ti”.

Dica: Para completar o vosso lanchinho, espreitem as receitas partilhadas nas outras faixas etárias. Todas elas são deliciosas!

9. A Música da Mamã!

Ouve, aprende a música e canta-a para a mamã. Depois, copia as frases.

A Minha Mamã

10. Vamos Ginasticar!

Em conjunto com o vosso bebé, assista ao vídeo e reproduza os exercícios. Divirtam-se!!

A Minha Mamã

©2020 Fundação António Aleixo por Super8

 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?