“Vamos falar de emoções”
“ Não se esqueçam, papás, que ao referirem e nomearem outras pessoas para impedir determinados comportamentos dos vossos filhos, estão a dizer-lhes que não conseguem cuidar deles, estão a desautorizar-se perante os vossos filhos”
Foi com esta frase que a Dra. Raquel Medeiros terminou a ação de sensibilização que a trouxe ao Espaço Infantil no passado dia 11 de Janeiro.
Falar de emoções foi o tema e o desafio proposto a esta especialista em psicologia clínica e da Saúde e também terapeuta familiar.
E perante uma sala cheia, foi com muito à vontade, de uma forma simples, muito clara, direta, e simpática que o fez…
Falar de um tema em poucas palavras, esclarecer dúvidas através de comportamentos gerais, dar determinados conselhos face a determinadas atitudes e perante algumas ansiedades colocadas pelos pais presentes, foram ações bem conseguidas por esta técnica que deixou transparecer também ela, algumas emoções…
Como ajudar o seu filho a encontrar o equilíbrio emocional, como gerir emoções negativas, a importância das emoções na aprendizagem foram os ícones mais pertinentes e relevantes no seu discurso, que não só agradou técnicos e famílias presentes, como também suscitou e clarificou algumas dúvidas levantadas e questões de imediato debatidas, para tentar contornar pequenas dificuldades sentidas no dia à dia de alguns pais… mas como todos sabemos e a própria referiu “Não há nenhum livro de receitas que possa servir de grande suporte”, pois “ o que hoje resulta amanhã pode não resultar…”.
O que é certo é que “somos grandes exemplos e também nós temos que aprender a lidar com as nossas emoções!”
No fim ficou um grande agradecimento da técnica a todos os presentes.
Obrigada Dra. Raquel Melo Medeiros pela presença, pela partilha de informação, pelos exemplos, pelo eco que ficou e pela experiência que a todos enriqueceu, e que a todos suscitou com certeza muitas emoções… cabe agora, a nós técnicos e papás as gerirmos de uma forma positiva, humana, sempre em aprendizagem, e nunca querendo ser “Gurus”!